Curso de Ventosas

O curso de ventosas propicia um aprendizado prático e dinâmico da utilização das ventosas, onde os alunos aplicam e recebem o tratamento para um entendimento mais completo de seus efeitos e benefícios.

O tratamento com as ventosas ocorre de maneira natural, através da aplicação das mesmas, são formados vácuos, onde a pressão é negativa e há uma sucção na pele, o sangue circula com mais vigor na região e as toxinas do sangue vêm para a pele. Podem ocorrer hematomas que ficam mais claros ou mais escuros conforme o nível de toxinas presente no organismo. Quando aplicamos as ventosas, forçamos para que ocorra o fenômeno descrito pela lei da física de trocas gasosas, fazendo com que os gases migrem para a baixa pressão e ocorra um processo de eliminação dos gases tóxicos através da pele.

Podemos dizer que a principal função das ventosas é a desintoxicação do organismo. Porém é utilizada frequentemente e com muito êxito para aliviar as tensões e as dores musculares e articulares.

Não se tem um registro onde as ventosas foram usadas primeiramente, mas diversos estudos apontam que distintos povos da Antiguidade utilizavam as ventosas ao mesmo tempo. Há registros de seu uso no antigo Egito, no Extremo Oriente, principalmente na China, nos índios americanos – que praticavam as ventosas com chifres de animais –  enquanto os gregos e romanos utilizavam um tipo de cabaça para fazer as ventosas, daí vem a origem da palavra “ventosa”, que no latim é designado como curcubitula. Na Idade Média, em todo continente europeu, foram amplamente utilizadas pelos médicos que aplicavam as ventosas juntamente com a sangria.

O curso de ventosas é um curso rápido com duração de um dia, bastante prático onde a teoria acompanha a prática. No Extremo Oriente, no Oriente Médio, na região do Mediterrâneo, ainda hoje, a ventosa é praticada de uma forma familiar e doméstica, seu conhecimento e uso é passado de mãe para filha, como uma tradição familiar.

Conteúdo

  • Teoria da ventosa – o que é a ventosa e como é o seu mecanismo de funcionamento.

  • História da ventosa – registros do uso das ventosas desde a Antiguidade por diferentes povos e suas distintas formas de aplicar as ventosas.

  • Tipos de ventosas – Ventosa seca e ventosa molhada – suas variações, indicações e aplicações.

  • Teoria e história da sangria – quando se fala em ventosas nos remetemos a sangria, por terem sido utilizadas em conjunto durante o período da Idade Média. Nos ateremos apenas a sua teoria, pois a prática da sangria é invasiva e seria necessário um curso técnico para ser ensinada.

Cursos Ventosas Okido
  • Prática – toda a técnica de aplicação da ventosa seca e da ventosa deslizante com óleos, sua aplicação passo a passo nos principais pontos e como fazer uma sessão completa de atendimento com ventosas.

  • Desintoxicação  do Pulmão – tratamentos específicos para desintoxicação  do pulmão, ao aplicar as ventosas acontece a eliminação dos gases tóxicos, um mecanismo similar ao que ocorre nas trocas gasosas dos alvéolos pulmonares.

     

  • Equilíbrio orgânico – a verdadeira indicação das ventosas é trazer o equilíbrio dos órgãos e suas funções e a partir deste equilíbrio vem a cura de diversos sintomas e dores.

     

  • Coluna Vertebral – a forma de aplicação indicada para o tratamento das dores na coluna vertebral, o alívio causado por esta técnica costuma ser imediato.

     

  • Dores musculares – através da liberação da fáscia, a ventosa é muito indicada para tratar as dores musculares. Sua correta aplicação para as dores nas costas, nos membros inferiores e superiores é passada no curso.
Cursos Ventosas Okido
  • Articulações – todas as articulações se beneficiam com o uso das ventosas, no curso veremos as formas adequadas de aplicação em cada articulação.

  • A limpeza do sangue – desde a Antiguidade no Oriente é conhecida a propriedade da ventosa de limpar o sangue das toxinas acumuladas causadas pela ingestão de alimentos não apropriados e hábitos inadequados.

  • Ansiedade e depressão – as ventosas são muito eficientes para propiciar um equilíbrio no sistema nervoso, neste curso são passadas formas específicas de aplicação para a ansiedade e a depressão. 

  • Hipertensão – as ventosas são indicadas para o tratamento da hipertensão. Têm um efeito terapêutico imediato e também preventivo.

  • Insônia – as ventosas são muito eficientes para tratar a insônia de uma forma mais natural, pois aclama a mente e equilibra o sistema nervoso. Em geral, na hora em que a pessoa recebe a aplicação das ventosas fica sonolenta e relaxada, e na noite após a aplicação o sono é profundo.

  • Alcoolismo, tabagismo e dependência química – as ventosas são muito benéficas para complementar tratamentos de adicção, vícios e dependências. Elas desintoxicam o sangue, os pulmões, o fígado e os rins. Ajudam a equilibrar o estado psicológico quando utilizadas de maneira adequada para acalmar e tranquilizar a mente através do estímulo no sistema nervoso parassimpático.

  • Celulite e gordura localizada – faremos aplicações com as ventosas deslizantes nas regiões com celulite e gordura localizada, indicações com finalidades estéticas corporais.

  • Facial – a aplicação das ventosas deslizantes na face melhora a circulação sanguínea, consequentemente o sangue irriga a pele e leva mais nutrientes, melhorando seu viço e tonificação.

  • As contraindicações – são passadas as precauções e contraindicações do uso das ventosas.

Material Didático

Todo o material didático já está incluso no valor do curso. 

  • Apostila – Teoria, história e formas de aplicação das ventosas. Com as principais indicações de tratamentos para os sintomas mais frequentes.

  • DVD + Livreto Shiatsu Facial – brinde.

  • DVD + Livreto Exercícios Faciais – brinde.

  • Certificação do Okido – certificado válido em todo o Território Nacional e América Latina.

Para Quem É Indicado

É um curso aberto a todas as pessoas da área de saúde que desejam fazer uso desta técnica terapêutica com abordagem profissional, mas também é aberto a todos de outras áreas que tem a intenção de usar em si mesmo, na família e amigos (com frequência, alguns deles se tornam excelentes profissionais), e também para aqueles que já exercem uma profissão, mas simpatizam com a terapia corporal e buscam uma nova fonte de renda financeira e realização como terapeuta.

O curso de ventosas não possui pré-requisitos. 

Instrutora

O curso é ministrado por Paula Guimarães, terapeuta corporal, instrutora de shiatsu e terapias orientais. Formada em 1986, pelo Okido International Institute, em Mishima – Japão. Neste curso a prof. Paula transmite seus preciosos conhecimentos adquiridos em seus estudos no Oriente, juntamente com sua valiosa experiência clínica.

Formato do Curso e Horários:

Curso com 1 dia de duração.

Horário: 09h30 às 16h00;

Carga horária de 8 horas/aula.

Preço: R$450 à vista ou 5x de R$90 no cartão ou chegue.

Próxima Turma
  • 05 de Dezembro;

     

Inscrições Abertas!

Inscreva-se pelo WhatsApp

Se preferir, inscreva-se ligando para (11) 3284-2719