Conheça a Okido

Somos um centro de terapias corporais. A palavra “terapia” vem do grego θεραπεία que significa “cura”, o shiatsu no Japão é reconhecido pelo Ministério da Saúde como terapia corporal, e é colocado em um conceito diferente de uma simples massagem, sendo desenvolvido todo um trabalho durante a sessão na busca de elementos que nos conduzem por caminhos e estímulos que propiciam a cura, a melhoria, o equilíbrio e a saúde através do toque.

Nosso espaço é tranquilo e aconchegante, no estilo tradicional japonês,
com a intenção de trazer saúde, bem estar e conhecimento a todos que nos procuram.

Paula Guimarães

Paula Guimarães é professora e terapeuta corporal há mais de 30 anos. Em 1986, foi para o Japão estudar shiatsu e terapias orientais, onde se formou, morou e trabalhou voluntariamente na escola do Sensei Masahiro Oki, o Oki Do Yoga International Institute, aos pés do Monte Fuji, em Mishima, no Japão. Após o Japão, foi para Índia estudar yoga e meditação jainista no Asrham Adhyatama Sadhana Kendra, em Nova Delhi, e seguiu para Bangalore a fim de aprofundar seus estudos em Iyengar yoga na escola do Yogacharya Sri H.S.Arun.

“No Dojo de Masahiro Oki, o treino era propositalmente rígido e intenso; acordávamos às cinco da manhã e as atividades continuavam até às dez da noite, com a intenção de transpor nossos limites físicos e mentais. Eram aulas de shiatsu, ventosas, acupuntura, yoga, moxabustão, compressas de gengibre, kanrenbuí, meditação, exercícios corretivos e culinária japonesa. Creio que a disciplina e adaptabilidade foram os meus maiores aprendizados, além, é claro, dos conhecimentos das terapias que se tornaram a minha profissão. Na Índia encontrei um misto de doçura e bondade nas pessoas com quem convivi, o que veio ao encontro da minha forma de ser. Ainda que de certo modo, oposta à do Japão, a vivência que tive na Índia foi muito rica em aprendizado. Mas o que de fato se tornou mais valioso foi ter conseguido conciliar as duas em minha prática terapêutica, e acrescentar a elas o insubstituível conhecimento que vem com a prática”. Relata Paula, em seu livro Finger Yoga.

Em 2018, se especializou e aperfeiçoou seus conhecimentos na terapia do infravermelho longo, o Onnetsu, concluindo a formação de instrutora desta técnica, em Tóquio, na escola Mitsui Onnetsu. Com experiência internacional, Paula já ministrou cursos em diversos lugares no Brasil, Argentina, México e Japão, onde viaja regularmente com a intenção de aperfeiçoar seus conhecimentos e levar seus alunos para ter uma experiência in loco das terapias e vivenciar as práticas corporais nos dojos (escolas residenciais com aulas e treinamento), as meditações nos mosteiros budistas e conviver com as avançadas tecnologias nas ruas das grandes cidades como Tóquio e Kyoto.

okido paula guimarães sobre
Sobre O espaço Okido

O espaço Okido

O Okido Terapia Corporal, criado por Paula, se localiza na Avenida Paulista, em São Paulo, desde 1998, localização escolhida estrategicamente por ser o centro financeiro de São Paulo e do Brasil, onde há a maior aglomeração de empresas e alto nível de estresse, portanto, um local de maior necessidade das terapias que o Okido oferece, sendo também de fácil acesso para aqueles que vêm de todo Brasil estudar, aperfeiçoar e se profissionalizar nos cursos de técnicas terapêuticas do Okido. Nosso espaço mescla o tradicional e o moderno, assim como o Japão hoje em dia, oferecemos as terapias milenares e tradicionais simultaneamente à moderna terapia do infravermelho longo, uma avançada tecnologia japonesa chamada Onnetsu, de extrema eficiência para tratar dores, inflamações e para fortalecer a imunidade.

Os atendimentos individuais são sessões de tratamentos especializados e voltados para a necessidade de cada um. A equipe é composta por Paula Guimarães e terapeutas formados pelo Okido, que utilizam técnicas orientais, sendo a principal o shiatsu, complementada pelo shiatsu facial – para fins terapêuticos e estéticos – Kanrenbuí, Finger Yoga, Su Jok, ventosas e o Onnetsu, terapia do infravermelho longo.

Os cursos que o Okido oferece são de formação profissional em técnicas terapêuticas orientais, ministrados pela Paula, que – com muita experiência e dedicação – transmite seus conhecimentos e estudos de maneira leve, dinâmica e eficiente.

Nossa proposta

Nossa proposta é promover a saúde, o desenvolvimento e, consequentemente, uma vida melhor a cada um que nos procura, através da terapia corporal. Uma proposta delicada e ao mesmo tempo profunda, que gera mudanças significativas na saúde e bem-estar dos nossos alunos e pacientes. Através do corpo, adquirimos um autoconhecimento e desenvolvimento, e, ao melhorarmos funções simples do corpo, podemos ter uma experiência de vida mais intensa. Por exemplo, uma pessoa com o intestino preso (prisão de ventre) ou uma dor frequente na lombar, junto com o terapeuta, investigará as possíveis causas dessa condição e as suas relações em todo o corpo, se conhecendo e aprendendo como se cuidar, o que pode ser feito por ela mesma, com pequenas mudanças de hábitos, alimentação adequada, pontos a serem estimulados. Esse autocuidado junto à terapia nos possibilita uma melhora ou mesmo cura dos sintomas, nos propiciando a liberdade de viver a vida sem esses incômodos e de uma maneira mais saudável.