Através de seus estudos no Japão e mais de três décadas de experiência clínica, Paula desenvolveu sua própria metodologia de tratar a face, expandindo a técnica do shiatsu facial também para fins estéticos, além das múltiplas finalidades terapêuticas. Este tratamento é focado para um profundo relaxamento das tensões musculares nos ombros, trapézio, pescoço, cabeça, couro cabeludo e face. Os estímulos da pressão com os dedos promovem uma maior irrigação sanguínea em toda a cabeça, aumentando os níveis de nutrientes e oxigênio, o que faz com que esta massagem seja muito indicada para a firmeza e tônus muscular da pele, para os cabelos e especialmente para o cérebro.
Apesar de usarmos o nome de shiatsu facial, esta sequência abrange muito mais do que só a face. Paula insiste em dizer: “é necessário relaxar toda a musculatura dos ombros, o músculo trapézio, pescoço, região cervical e couro cabeludo para um melhor resultado na face. Do mesmo modo, considerando o corpo como um todo, se os órgãos internos estão saudáveis isso se reflete no rosto”.
O shiatsu facial do Okido é indicado para tratar sintomas como enxaqueca, bruxismo, torcicolo, zumbido no ouvido, labirintite, tensão na cervical, paralisia facial e para diversas finalidades estéticas, como um maior estímulo na produção do colágeno, melhora nos vincos de expressão, aumento no viço da pele e sua desintoxicação.
Toda a medicina oriental se baseia em técnicas de prevenção. Com o shiatsu facial não é diferente, ele tem um intuito preventivo e de manutenção de relaxamento das tensões nos ombros, na região cervical e para uma pele saudável. Ao longo de sua experiência clínica, Paula percebeu melhoras nos vincos e rugas de expressão em suas pacientes através de um tratamento completo que engloba seu método de shiatsu facial.
O Bo Shin é uma forma de classificação milenar do Oriente, onde cada parte do rosto corresponde a um órgão interno, por exemplo, a fronte correlaciona aos intestinos, o queixo aos órgãos sexuais. Assim, através da observação do Bo Shin, o terapeuta identifica qual órgão precisa de mais cuidados e utiliza técnicas de pontos relacionados, também podendo ensinar ao paciente pontos – tsubos – a serem estimulados e alimentos adequados para o órgão em desequilíbrio, contribuindo, portanto, para melhorar os sintomas na face. Ou seja, ao final da sessão, indicamos um pouco de autotratamento para a pessoa fazer em casa, se desejar, composto de exercícios faciais para a tonificação da pele e pontos – tsubos – baseados no Bo Shin, além de alimentos adequados que favorecem o alívio dos sintomas e uma pele mais saudável para cada um que nos procura.
A sequência completa do shiatsu facial abrange: