Shiatsu

Agende sua Terapia

Nossas sessões tem a duração de 1h20m e estão disponíveis com os valores entre R$160 e R$260

Sobre o Shiatsu

O shiatsu do Okido foi desenvolvido por Paula Guimarães com base em seus estudos frequentes no Japão, juntamente à sua vasta experiência clínica. As sessões de terapia, cuja técnica principal é o shiatsu, são complementadas por outras técnicas terapêuticas orientais aplicadas por meio do toque e da pressão manual. Devido à necessidade de atender aos pacientes com dor que frequentemente a buscavam ao longo de sua carreira como terapeuta corporal, Paula se especializou em tratamentos para dores e atualmente sua equipe e alunos aprendem e praticam essa especialidade do shiatsu voltada para o alívio e cura das tensões e dores, além do restabelecimento do equilíbrio orgânico que é fundamental à saúde e ao bem-estar.
Terapias Shiatsu Corporal Okido

O shiatsu é uma terapia corporal. A palavra “terapia” vem do grego θεραπεία – therapeia – que significa “cura”. No Japão, o shiatsu é reconhecido pelo Ministério da Saúde como terapia corporal e é colocado em um conceito diferente de uma simples massagem. Apesar de propiciar um profundo relaxamento, ele não é apenas uma massagem relaxante, mas sim um tratamento que visa melhorar, curar um estado de desequilíbrio orgânico, tensão, dor ou simplesmente harmonizar o fluxo da energia no corpo.

Shiatsu é uma palavra japonesa, onde Shi significa “dedos” e Atsu, “pressão”, podendo ser traduzido como pressão com os dedos ou contato com os dedos. É uma massagem terapêutica japonesa com origem chinesa, através da pressão em pontos chamados Tsubos que formam canais de energia que percorrem o corpo, os Meridianos, onde flui o Ki – a energia vital.

Uma sessão de shiatsu é composta de variadas pressões e estímulos, utilizamos os dedos, as mãos, os antebraços, os cotovelos, os joelhos e até mesmo os pés. Outros estímulos também são muito adequados, como fricção, amassamento, vibração, pinçamento, deslocamento, alongamento, rotação, percussão, deslizamento com creme ou óleo em determinadas áreas, há todo um universo de toques possíveis para uma melhor aplicação da técnica.

Com o intuito de ser mais eficiente, a sessão do shiatsu Okido combina outros métodos orientais terapêuticos, conforme a necessidade do paciente, como o Kanrenbuí, um método de pressão de pontos no corpo excelente para tratar a coluna vertebral e os órgãos internos, o Finger Yoga que são pontos nas mãos que correspondem ao corpo todo, o Su Jok, uma técnica coreana de pontos nas mãos e nos pés relacionados ao corpo. Em situações de intoxicação orgânica, por exemplo, as ventosas são indicadas e podem ser aplicadas nos 20 minutos finais da sessão de massagem. Já a acupuntura pode ser utilizada por Paula, simultaneamente a aplicação do shiatsu, se o paciente desejar, pois há pessoas que não gostam da aplicação de agulhas e, neste caso, são utilizadas apenas as técnicas manuais. Para a vitalidade e restabelecimento da saúde, utilizamos a ionização negativa do aparelho japonês Hi Genki, se houver necessidade. Para inflamações e dores intensas, como tendinites, artrose, inflamação do nervo ciático e para o fortalecimento da imunidade utilizamos alguns minutos da sessão com a aplicação do Onnetsu – aparelho com avançada tecnologia japonesa que emite o infravermelho longo.

Durante a sessão o terapeuta se utiliza de análises baseadas em métodos milenares de observação e classificação como o Bo Shin – as características visuais; o Setsu Shin – as caraterísticas do toque, como rigidez ou tensão; o Mon Shin – o relato e o histórico do paciente; o Bun Shin – a observação da respiração e odor. A classificação milenar do Yin e Yang e a Teoria dos Cinco Elementos – Fogo, Terra, Metal, Água e Madeira – são cuidadosamente observados.

Essas observações, em nenhum momento, devem passar por um julgamento moral, mas sim pela composição de elementos, de grande valia, para o uso e orientação da técnica mais adequada a ser utilizada naquele momento para aquela determinada pessoa. E construir juntos, terapeuta e paciente, ao longo do tratamento um caminho a ser trilhado, composto por um trabalho de se conhecer e se desenvolver, com o acompanhamento, cuidado, atenção e apoio do terapeuta, que também se encontra incluído na oportunidade de desenvolvimento inigualável que só a experiência clínica pode propiciar.

Terapias Shiatsu Corporal Okido Terapias
Todos estes elementos compõem uma linha de conduta específica para esta pessoa, por isso sempre nos lembra Paula “Um shiatsu não deve ser igual ao outro, se considerarmos as particularidades de cada um”.

Benefícios e Indicações

  • Coluna vertebral e costas – o shiatsu é indicado com eficiência no tratamento de dores nas costas e na coluna vertebral, as mais comuns são:

    • Região lombar e sacral – as dores causadas pela inflamação no nervo ciático, lombalgia – dores musculares ou causadas por pinçamento de nervos, hérnia de disco, artrose e tendinites no quadril.
    • Região torácica –  esta região é comumente acometida pela escoliose – curvatura lateral da coluna ou cifose – uma convexidade ou proeminência da coluna, que chamamos comumente de corcunda e pode causar dores crônicas. Nesta região também é muito comum as dores entre as escápulas, a tensão nos ombros e a má postura.
    • Região cervical – o torcicolo, as dores na nuca, a enxaqueca, tensão nos ombros e no músculo trapézio.

  • Equilíbrio dos órgãos internos –  é muito indicado para uma melhoria das funções orgânicas, como um bom funcionamento intestinal, uma boa digestão, a desintoxicação de órgãos vitais como o fígado e os rins; ajudar no tratamento do diabetes através do estímulo nos pontos do pâncreas; fortalecer e desintoxicar o pulmão. Há todo um cuidado com a acidez do estômago, utilizando determinados pontos e sequências que melhoram o refluxo, azia, má digestão e gastrite.
  • Fortalecimento da Imunidade – no shiatsu há pontos específicos para o aumento da imunidade comprovados cientificamente. Nossa imunidade é composta basicamente pelos glóbulos brancos de nosso sangue, são tsubos que aumentam a produção dos glóbulos brancos. Nos casos em que há necessidade de um reforço extra na imunidade, utilizamos o Onnetsu – a terapia do infravermelho longo – dentro da sessão do shiatsu (aplicação de um aparelho japonês, com avançada tecnologia que emite calor e o infravermelho longo, benéfico para o ser humano). 
  • Dores musculares e tensões – o shiatsu é muito eficiente para sanar as tensões e dores musculares. Na maioria das vezes, em apenas uma sessão, já conseguimos um grande alívio e relaxamento, ideal para os esportistas e as pessoas que praticam treinos físicos intensos. 
  • Circulação sanguínea e linfática – no shiatsu há dois meridianos específicos para a circulação que, ao serem estimulados, melhora a mesma. Há também pontos relacionados ao longo do corpo que são indicados para uma melhor circulação sanguínea e linfática.
  • Hipertensão – há pontos direcionados especificamente para a pressão arterial, tanto a pressão alta como a pressão baixa. Além disso, o shiatsu propicia o equilíbrio entre o sistema nervoso simpático e parassimpático, que compõem o nosso sistema nervoso autônomo, influenciando diretamente na pressão arterial do corpo.
  • Depressão e ansiedade – há pontos específicos para o sistema nervoso que agem em estados mentais e emocionais alterados, como depressão, ansiedade, síndrome do pânico, entre outros. A sessão completa do shiatsu produz um efeito relaxante para a ansiedade e revigorante para a depressão, conforme a necessidade de cada um.
  • Estresse – é indicado para condições de estresse, através de estímulos em pontos do sistema nervoso e pontos que ajudam na liberação de neurotransmissores que acalmam e tranquilizam. Uma sessão do shiatsu propicia um profundo relaxamento, descanso e calmaria no estado físico e mental.  Além disso, influi na reposição da energia e vitalidade, como a sensação ao acordar após uma noite de sono profundo e tranquilo.
  • Enxaqueca –  na medicina oriental, geralmente, a enxaqueca se relaciona ao desequilíbrio do fígado e da vesícula biliar. Há toda uma linha de tratamento muito eficiente, utilizando a prática dos Cinco Elementos e o Kanrenbuí. A enxaqueca pode ser tratada e curada através do shiatsu e das técnicas complementares usadas no Okido.
  • Sexualidade – hormônios femininos e masculinos – a libido é muito importante e não se refere apenas a vida sexual, mas também à conexão com os outros, com o mundo e com a vida em si, é como um indicador do nosso estado de saúde. Para uma vida sexual saudável temos alguns recursos da medicina oriental, pontos no corpo a serem estimulados que ajudam no equilíbrio dos hormônios sexuais, na circulação, no equilíbrio do Yin e Yang dentro da condição física e mental.
  • Menopausa – sintomas comuns nesta fase da vida da mulher associados à menopausa, como calores, falta de libido, secura na pele, queda de cabelo, ganho de peso, estados depressivos podem ser amenizados com ajuda do shiatsu, pontos do kanrenbuí e seus benefícios no sistema endócrino e sistema nervoso.
  • Sedentarismo – o toque do shiatsu em todo o corpo estimula a musculatura, melhora a circulação sanguínea e linfática, e a circulação do Ki – energia vital. É indicado para pessoas que se encontram sedentárias ou não podem se movimentar por algum motivo de doença ou invalidez.