Benefícios e indicações
- Coluna vertebral e costas – o shiatsu é indicado com eficiência no tratamento de dores nas costas e na coluna vertebral, as mais comuns são:
- Região lombar e sacral – as dores causadas pela inflamação no nervo ciático, lombalgia – dores musculares ou causadas por pinçamento de nervos, hérnia de disco, artrose e tendinites no quadril;
- Região torácica – esta região é comumente acometida pela escoliose – curvatura lateral da coluna ou cifose – uma convexidade ou proeminência da coluna, que chamamos comumente de corcunda e pode causar dores crônicas. Nesta região também é muito comum as dores entre as escápulas, a tensão nos ombros e a má postura;
- Região cervical – o torcicolo, as dores na nuca, a enxaqueca, tensão nos ombros e no músculo trapézio.
- Região lombar e sacral – as dores causadas pela inflamação no nervo ciático, lombalgia – dores musculares ou causadas por pinçamento de nervos, hérnia de disco, artrose e tendinites no quadril;
- Equilíbrio dos órgãos internos – é muito indicado para uma melhoria das funções orgânicas, como um bom funcionamento intestinal, uma boa digestão, a desintoxicação de órgãos vitais como o fígado e os rins; ajudar no tratamento do diabetes através do estímulo nos pontos do pâncreas; fortalecer e desintoxicar o pulmão. Há todo um cuidado com a acidez do estômago, utilizando determinados pontos e sequências que melhoram o refluxo, azia, má digestão e gastrite.
- Fortalecimento da Imunidade – no shiatsu há pontos específicos para o aumento da imunidade comprovados cientificamente. Nossa imunidade é composta basicamente pelos glóbulos brancos de nosso sangue, são tsubos que aumentam a produção dos glóbulos brancos. Nos casos em que há necessidade de um reforço extra na imunidade, utilizamos o Onnetsu – a terapia do infravermelho longo – dentro da sessão do shiatsu (aplicação de um aparelho japonês, com avançada tecnologia que emite calor e o infravermelho longo, benéfico para o ser humano).
- Dores musculares e tensões – o shiatsu é muito eficiente para sanar as tensões e dores musculares. Na maioria das vezes, em apenas uma sessão, já conseguimos um grande alívio e relaxamento, ideal para os esportistas e as pessoas que praticam treinos físicos intensos.
- Circulação sanguínea e linfática – no shiatsu há dois meridianos específicos para a circulação que, ao serem estimulados, melhora a mesma. Há também pontos relacionados ao longo do corpo que são indicados para uma melhor circulação sanguínea e linfática.
- Hipertensão – há pontos direcionados especificamente para a pressão arterial, tanto a pressão alta como a pressão baixa. Além disso, o shiatsu propicia o equilíbrio entre o sistema nervoso simpático e parassimpático, que compõem o nosso sistema nervoso autônomo, influenciando diretamente na pressão arterial do corpo.
- Depressão e ansiedade – há pontos específicos para o sistema nervoso que agem em estados mentais e emocionais alterados, como depressão, ansiedade, síndrome do pânico, entre outros. A sessão completa do shiatsu produz um efeito relaxante para a ansiedade e revigorante para a depressão, conforme a necessidade de cada um.
- Estresse – é indicado para condições de estresse, através de estímulos em pontos do sistema nervoso e pontos que ajudam na liberação de neurotransmissores que acalmam e tranquilizam. Uma sessão do shiatsu propicia um profundo relaxamento, descanso e calmaria no estado físico e mental. Além disso, influi na reposição da energia e vitalidade, como a sensação ao acordar após uma noite de sono profundo e tranquilo.
- Enxaqueca – na medicina oriental, geralmente, a enxaqueca se relaciona ao desequilíbrio do fígado e da vesícula biliar. Há toda uma linha de tratamento muito eficiente, utilizando a prática dos Cinco Elementos e o Kanrenbuí. A enxaqueca pode ser tratada e curada através do shiatsu e das técnicas complementares usadas no Okido.
- Sexualidade – hormônios femininos e masculinos – a libido é muito importante e não se refere apenas a vida sexual, mas também à conexão com os outros, com o mundo e com a vida em si, é como um indicador do nosso estado de saúde. Para uma vida sexual saudável temos alguns recursos da medicina oriental, pontos no corpo a serem estimulados que ajudam no equilíbrio dos hormônios sexuais, na circulação, no equilíbrio do Yin e Yang dentro da condição física e mental.
- Menopausa – sintomas comuns nesta fase da vida da mulher associados à menopausa, como calores, falta de libido, secura na pele, queda de cabelo, ganho de peso, estados depressivos podem ser amenizados com ajuda do shiatsu, pontos do kanrenbuí e seus benefícios no sistema endócrino e sistema nervoso.
- Sedentarismo – o toque do shiatsu em todo o corpo estimula a musculatura, melhora a circulação sanguínea e linfática, e a circulação do Ki – energia vital. É indicado para pessoas que se encontram sedentárias ou não podem se movimentar por algum motivo de doença ou invalidez.