O curso de Kanrenbuí apresenta ao Ocidente novas formas de tratamento, ainda que milenares, com técnicas simples e acessíveis a leigos e profissionais, que podem ser praticadas em si mesmo ou na terapia corporal. No curso aprendemos um conjunto de pontos relacionados que produzem mudanças significativas no corpo.
O significado da palavra japonesa kanrenbuí pode ser tanto “pontos relacionados”, como “partes relacionadas”. Portanto, kanrenbuí é uma técnica de “pontos relacionados” no corpo, por exemplo, localizamos no braço um ponto específico correspondente ao fígado, pressionamos esse ponto para tratar esse órgão e todos os seus sintomas e desequilíbrios. Dentro do kanrenbuí encontramos “partes relacionadas”, como o pescoço se relaciona com o tornozelo e o punho. Para aliviar tensões no pescoço e na cervical, sendo assim, relaxamos e ampliamos a flexibilidade dessas articulações.
Masahiro Oki, fundador do Okido, resgatou essa técnica já um tanto esquecida no Japão. O kanrenbuí se destaca por ter um rápido resultado, a mudança no corpo é praticamente imediata. “Eu utilizo o kanrenbuí em todos os meus atendimentos, é o pronto socorro da terapia corporal ”, nos diz Paula e ainda afirma “é o melhor método que conheço, para tratar as dores e a flexibilidade da coluna vertebral”.
O curso de kanrenbuí é indicado para qualquer pessoa que queira aprender pontos de tratamentos que podem ser aplicados em si mesmo ou em outras pessoas e que ajudam aliviar sintomas muito frequentes como dores nas costas, dores de cabeça, sintomas orgânicos como má digestão e intestino preso (prisão de ventre). É de muita relevância para os profissionais que já trabalham com a terapia corporal e desejam mais eficiência nos resultados em seus atendimentos.
É um método de pontos que pode ser utilizado com diversos estímulos: podemos pressionar os pontos com os dedos ou massageadores, aplicar agulhas de acupuntura, moxabustão e até mesmo ventosas. É uma técnica que pode complementar outras terapias, o massoterapeuta pode utilizá-la simultaneamente à sua técnica de massagem durante a sessão. O fisioterapeuta poderá aplicá-la junto às suas técnicas e conseguir um resultado muito melhor no alívio das dores de seus pacientes. A esteticista que trabalha com drenagem linfática, por exemplo, poderá aplicar o kanrenbuí conjuntamente para sanar uma dor lombar de sua cliente. O acupunturista que está tratando um paciente poderá aplicar as agulhas nos pontos do kanrenbuí potencializando os resultados de seu tratamento.
Diagnóstico orgânico – aprenderemos a observação da medicina oriental dos órgãos internos através do toque no abdômen e nas costas tendo como base a Teoria dos Cinco Elementos.
É um curso aberto a todas as pessoas da área da saúde como fisioterapeutas, massoterapeutas, esteticistas, acupunturistas que desejam fazer uso desta técnica terapêutica com abordagem profissional, mas também é aberto a todos que são de outras área e que tem a intenção de usar em si mesmo, na família e amigos (com frequência, alguns deles se tornam excelentes profissionais), e também para aqueles que já exercem uma profissão, mas simpatizam com a terapia corporal e buscam uma nova fonte de renda financeira e realização como terapeuta.
O curso de kanrenbuí não possui pré-requisitos.
O curso é ministrado por Paula Guimarães, terapeuta corporal, instrutora de shiatsu e terapias orientais. Formada em 1986, pelo Okido International Institute, em Mishima – Japão. Neste curso, a prof. Paula transmite seus preciosos conhecimentos adquiridos em seus estudos no Oriente, juntamente com sua valiosa experiência clínica.