Curso de Shiatsu

O curso de shiatsu é indicado para todas as pessoas que desejam aprender uma forma mais harmônica e saudável de cuidar e manter a própria saúde e de seus pacientes. 

Apesar de ser aberto a leigos, este curso capacita o aluno a aplicar o shiatsu profissionalmente. Portanto, é um curso profissionalizante que permite ao terapeuta formado pelo Okido ter condições de avaliar o paciente conforme a visão da medicina oriental, baseada na Teoria do Yin e Yang e, em sequência, na Teoria dos Cinco Elementos, para a partir disso aplicar o shiatsu em todo o corpo incluindo a face e a cabeça.

Cursos Shiatsu Corporal Okido

Neste curso a teoria permeia a prática. Ao término, o terapeuta estará capacitado a esclarecer a condição do paciente através da observação conforme indicado abaixo:

  • Através do toque conhecido como Setsu Shin, toque em todo o abdômen que identifica sua condição orgânica e seu elemento predominante, baseado na milenar Teoria dos Cinco Elementos, como também o toque nas regiões que apresentam algum sintoma como dor, desconforto, tensão, rigidez, mudança de temperatura ou algo significativo que ocasionou a busca desta terapia;

  • Através dos relatos que chamamos Mon Shin, as colocações e histórico do paciente: suas dores, queixas; seus hábitos e suas predileções alimentares; sua herança familiar genética, como doenças, condições físicas e psicológicas dos pais e antepassados; sua relação com o corpo, a prática de atividade física ou o sedentarismo no momento;

  • Através da observação visual, chamada Bo Shin. A face indica a condição orgânica, através dela podemos ver o que é necessário cuidar, tratar e dar mais atenção. Como exemplo, citamos as olheiras que despertam cuidados com a condição dos rins. No Bo Shin, cada parte da face se relaciona a um determinado órgão, esta atenta observação nos mostra um caminho que devemos trilhar nos cuidados e estímulos. No corpo, atentamos para checar se uma perna está mais curta que a outra, um ombro mais alto que o outro, um lado das costas mais elevado e o outro mais baixo, todas estas manifestações devem ser consideradas;
  •  Através da observação da respiração, do odor, do tom de voz, chamado Bun Shin. Quando a respiração se apresenta na região abdominal temos uma indicação de mais tranquilidade, o contrário, uma respiração localizada somente na caixa torácica, nos remete a uma condição mais ansiosa ou estados emocionais mais vulneráveis. Assim também, o tom de voz e o cheiro nos trazem indicadores muito úteis do estado físico e psicológico dessa pessoa.

Estas observações acontecem simultaneamente durante a sessão, enquanto o terapeuta aplica a técnica do shiatsu. Após a formação, ele terá condições e capacidade de avaliar o paciente e, assim, direcionar o seu toque em canais de energia chamados Meridianos que são compostos por pontos, chamados Tsubos. O shiatsu é aplicado através da pressão com os dedos, mãos, braços, cotovelos e até mesmo os pés, a fim de acessar relações com órgãos, músculos e sistemas, como o sistema circulatório, linfático, endócrino, imunológico, digestório e inclusive o sistema nervoso, com a intenção de aliviar dores, sanar desequilíbrios, recuperar a energia, a disposição e a vitalidade.

Conteúdo

O que é o Shiatsu

Shiatsu é uma palavra japonesa, onde Shi significa “dedos” e  Atsu,  “pressão”, podendo ser traduzido como pressão com os dedos ou contato com os dedos, apesar da  sessão de shiatsu ser composta de variadas pressões e estímulos, podendo utilizar os dedos, as mãos, os antebraços, os cotovelos, os joelhos, os pés e ainda alguns tipos de massageadores de madeira que se adequam muito bem a determinadas regiões.

Não utilizamos somente pressão, mas estímulos distintos são muito adequados, tais como fricção, amassamento, vibração, pinçamento, deslocamento, alongamento, rotação, percussão, deslizamento com creme ou óleo em determinadas áreas. Enfim, há todo um universo de toques possíveis para uma melhor aplicação da técnica.

Terapias Shiatsu Corporal Okido Terapias

A história do Shiatsu 

Como é comum em países vizinhos, houve períodos amistosos na relação entre Japão e China e períodos de guerra e invasões, destacamos o ocorrido no século XIII, em que o exército mongol de Gengis Khan, dirigido por seu neto Kublai Khan, fez tentativas sem sucesso de invasão ao Japão. Já no século XVI, o Japão, através dos exércitos de samurais de Hydeyoshi tentou, também sem sucesso, invadir a China. 

Mas antes disso, durante a Dinastia Tang da China, nos anos 618 a 907, os chineses e japoneses tiveram um período de calmaria e compartilharam valiosas informações em diversos âmbitos: o confucionismo, o budismo, o cultivo do arroz, as artes, a escrita (o kanji, advém de ideogramas chineses que os japoneses adotaram e adaptaram com sons diferentes) assim também, a medicina chinesa influenciou muito o Japão. A partir de uma técnica terapêutica chamada Tao Inn, foi desenvolvida uma espécie de massagem chamada Anma e, através dela associada aos meridianos da acupuntura, os japoneses desenvolveram o shiatsu. Portanto, o shiatsu é uma terapia japonesa com origem chinesa, sendo desenvolvida no Japão, no período do imperador Meiji, que durou entre 1867 a 1912. É uma técnica terapêutica mais recente baseada em conceitos milenares da medicina chinesa.

O conceito do Ki
Energia vital

O ki no Oriente, é um conceito de energia que permeia todas as coisas, traduzimos para o Ocidente como “energia vital” ou “energia de vida”. O ki é composto por vários fatores, como a respiração, o sangue, o alimento, o pensamento. No shiatsu, o ki é a energia que flui pelos meridianos e podemos acessá-la através dos tsubos, pontos que compõe os meridianos. A doença é o desequilíbrio do ki, no conceito da medicina oriental.

As classificações, observações e diagnósticos milenares do Oriente:

  • Bo Shin – observação visual, cada parte da face corresponde a um órgão que por sua vez corresponde a estados emocionais e psicológicos. Cada parte do corpo pode indicar correspondências a órgãos e a outras partes do corpo, como as mãos correspondem ao cérebro, por exemplo. 

  • Setsu Shin – através do toque percebemos muitas condições no corpo, rigidez, tensão, flacidez, calor, frio. O toque conduz a linha do tratamento, nos direciona ao ponto e região a serem estimulados. É fundamental ao terapeuta desenvolver essa sensível habilidade de percepção através do toque.

  • Mon Shin – devemos considerar as informações colhidas através dos relatos, a história, as colocações de cada paciente, para compor uma diagnóstico mais amplo e completo, considerando seu hábitos, atividades físicas, sua dieta alimentar, costumes e sintomas de seus familiares.

  • Bun Shin – a atenta observação através da respiração, temperatura e odor de diversas partes do corpo, como pés, axilas, couro cabeludo e o hálito, o que nos ajuda a traçar uma conduta adequada para o tratamento de cada indivíduo.

  • Jitsu e Kyo – quando há bloqueios da energia ki em determinadas regiões do corpo classificamos como uma condição Jitsu, manifestando um excesso de energia, como rigidez, tensão, calor ou inchaço. Já quando a condição é de falta ou deficiência de energia classificamos como Kyo, manifestada como vazio, frio, flacidez em determinadas regiões e meridianos ao longo do corpo.
  • Meridianos – são canais de energia ao longo do corpo compostos por pontos chamados tsubos, que quando pressionados e ou estimulados acessam a energia desses órgãos correlacionados. O shiatsu do Okido considera 12 meridianos principais e 2 meridianos extras. Os meridianos principais, em sua maioria, correspondem aos órgãos e, os meridianos extras, são assim chamados porque não seguem as regras dos principais, como o sentido, a simetria, porém se igualam em relevância aos principais. São eles: o Vaso Governador, que se relaciona principalmente ao sistema nervoso e o Vaso Concepção, que se relaciona a origem da vida, a sexualidade entre outras correspondências.

São 12 meridianos principais: 

  1. Pulmão;
  2. Intestino Grosso;
  3. Estômago;
  4. Baço e Pâncreas;
  5. Coração;
  6. Intestino Delgado;
  7. Bexiga;
  8. Rins;
  9. Pericárdio;
  10. Triplo aquecedor;
  11. Vesícula Biliar;
  12. Fígado.


Retomando os dois Meridianos Extras:

  1. Vaso Governador;
  2. Vaso Concepção.
Cursos Shiatsu Corporal Okido
  • Tsubos – principais pontos vitais. Os tsubos são pontos que formam os meridianos, através da pressão ou estímulos nesses pontos acessamos a energia do órgão ou sistema relacionado. No curso aprendemos os principais tsubos de cada meridiano e suas correspondências, a forma adequada de pressão de cada um e suas ações terapêuticas.  A maioria dos tsubos tem várias correspondências com finalidades distintas, como a de aliviar dores, tratar e melhorar diversos sintomas. Portanto, é necessário uma orientação  com conhecimento e prática para a selecção adequada dos tsubos a serem utilizados em cada caso.
  • Yin e Yang – abordaremos a teoria milenar do Yin e Yang, originária do Tao – princípio gerador de todas as coisas. O Yin e o Yang se apresentam como a dualidade de forças opostas, mas, ao mesmo tempo, complementares.  É a base da Medicina Tradicional Chinesa, sendo a forma como a energia se manifesta, como ela atua no Universo, na natureza, em seu reino vegetal, animal, em nosso corpo, em nossos alimentos, em nosso estado psicológico. Analisaremos como utilizá-la de forma prática, começando por nós mesmos e estendendo aos nossos familiares, amigos e seu uso profissional nos atendimentos e na clínica. Ressaltando que, para a medicina oriental, a saúde é o equilíbrio destas duas forças dentro de nós.
  • Teoria dos Cinco Elementos – Água, Madeira, Fogo, Terra e Metal a energia circula por estes elementos, como analogia, tanto na natureza como em nosso corpo e nossos estados psicológicos. Ela foi sistematizada, na China, por Tsou Yen (Zou Yan) entre 350 e 270 a. C. No curso é transmitida a teoria de forma clara e de fácil entendimento, sua aplicação prática no shiatsu, como a forma oriental de diagnosticar o abdômen e as costas através da Teoria dos Cinco Elementos, tal como é utilizada no Oriente, e suas relações com o corpo, a natureza, as estações, os alimentos indicados para cada elemento, seus órgãos e seus estados emocionais.
  • Aplicação das sequências e manobras do shiatsu – nesta terapia, escolhemos uma região do corpo, como as citadas abaixo, e vamos aplicando o estímulo nos pontos seguindo o canal energético de todos os meridianos que passam por essa parte, portanto, todo o corpo é minuciosamente trabalhado e estimulado durante curso.
      1. Sequência nas costas – abrange a região torácica, lombar, sacral e todo o quadril;
      2. Sequência nas pernas – composta por duas sequências: a anterior e a posterior;
      3. Sequências nos pés – composta por duas sequências: região dorsal e plantar;
      4. Sequência nos braços – composta por duas sequências: a anterior e a posterior;
      5. Sequência no abdômen – todo o abdômen e órgãos internos;
      6. Sequência na cabeça – abrange o trapézio, cervical e couro cabeludo;
      7. Sequência na face – todo o rosto com seus principais pontos;
      8. Sequência lateral – toda lateral das costas e das pernas.

  • Aplicação da sequência do shiatsu sentado Quick Massage – esta sequência pode ser utilizada durante a sessão completa do shiatsu na maca ou futon, ou como uma Quick, adaptada para a prática em uma cadeira ou banco, fazendo ali a sessão completa.

     

  • Aplicação da sequência do shiatsu com os pés – uma sequência completa onde utilizamos só os pés para massagear o corpo, ideal para ser aplicada em pessoas com musculatura desenvolvida, atletas. É feita sobre o futon – acolchoado japonês, e sobre o tatami – piso de palha de arroz tradicional do Japão. Ao aplicar esta sequência o terapeuta descansa os braços, mãos e dedos que são muito solicitados em outras sequências do shiatsu.

     

  • Kanrenbuí – técnica milenar japonesa de pontos relacionados no corpo para tratar os órgãos internos e coluna vertebral que auxiliam na eficácia da terapia do shiatsu, segundo a professora Paula: “o melhor método para tratar a coluna vertebral”.

     

  • Finger Yoga – método terapêutico desenvolvido por Osamu Tatsumura a partir de três concepções: do Koryo Sooji Chim – pontos nas mãos para tratar o corpo-, dos meridianos e da yoga.

     

  • Shusei-hoexercícios corretivos e posturais, muitos deles foram desenvolvidos pelo Sensei Masahiro Oki, o criador do método Okido. São indicados para quando há uma perna mais longa que a outra, uma torção na bacia pélvica, um ombro mais alto que o outro, e demais desequilíbrios no corpo. Eles contribuem para uma melhora na postura e favorecem todo o trabalho terapêutico do shiatsu.

Material didático

Todo o material didático já está incluso no valor do curso. 

  • DVD + Livro Shiatsu Volume 1;
  • DVD + Livreto Shiatsu Facial;
  • DVD + Livreto Exercícios Faciais;
  • Livro Kanrenbuí;
  • Livro Finger Yoga;
  • Apostila – composta pelos meridianos, teorias das classificações do Bo Shin, Mon Shin, Setsu Shin, Bun Shin, a Teoria dos Cinco Elementos e todas as sequências descritas passo a passo;
  • Certificação do Okido – certificado válido em todo o Território Nacional e América Latina.

Para quem é indicado

Este curso não possui pré-requisitos. É um curso aberto a todas as pessoas da área de saúde que desejam fazer uso desta técnica terapêutica com abordagem profissional, mas também é aberto a todos que não são da área de saúde e que tem a intenção de usar em si mesmo, na família e amigos (com freqüência, alguns deles se tornam excelentes profissionais), e também para aqueles que já exercem uma profissão, mas simpatizam com a massagem e a terapia corporal e buscam uma nova fonte de renda financeira e realização como terapeuta.

O curso de shiatsu não possui pré-requisitos. 

Instrutora

O curso é ministrado por Paula Guimarães, terapeuta corporal, instrutora de shiatsu e terapias orientais. Formada em 1986, pelo Okido International Institute, em Mishima – Japão. Neste curso a prof. Paula transmite seus preciosos conhecimentos adquiridos em seus estudos no Oriente, juntamente com sua valiosa experiência clínica.

Formato do Curso e Horários:

Shiatsu Básico Intensivo

  • Horário: 09h30 às 17h00;
  • Carga horária de 48 horas/aula;
  • Preço: R$2.222 à vista ou 10x de R$239 no cartão ou cheque.


Shiatsu Intensivo

  • Horário: 09h30 às 17h00;
  • Carga horária de 63 horas/aula;
  • Preço: R$3.330 à vista ou 12x de R$298 no cartão ou cheque.

Shiatsu Extensivo – aos sábados:

  • Horário: 09h30 às 17h00;
  • Carga horária de 63 horas/aula;
  • Preço: R$3.330 à vista ou 12x de R$298 no cartão ou cheque.
Próxima Turma 

Shiatsu Intensivo:

  • 12 a 19 de Janeiro de 2021 (com o dia 17 livre para descanso).

Shiatsu Extensivo – aos sábados:

  • 06, 13, 20 e 27 de março de 2021;
  • 10, 17 e 24 de abril de 2021;
Inscrições Abertas!

Inscreva-se pelo WhatsApp

Se preferir, inscreva-se ligando para (11) 3284-2719