O curso de shiatsu é indicado para todas as pessoas que desejam aprender uma forma mais harmônica e saudável de cuidar e manter a própria saúde e de seus pacientes.
Apesar de ser aberto a leigos, este curso capacita o aluno a aplicar o shiatsu profissionalmente. Portanto, é um curso profissionalizante que permite ao terapeuta formado pelo Okido ter condições de avaliar o paciente conforme a visão da medicina oriental, baseada na Teoria do Yin e Yang e, em sequência, na Teoria dos Cinco Elementos, para a partir disso aplicar o shiatsu em todo o corpo incluindo a face e a cabeça.
Neste curso a teoria permeia a prática. Ao término, o terapeuta estará capacitado a esclarecer a condição do paciente através da observação conforme indicado abaixo:
Estas observações acontecem simultaneamente durante a sessão, enquanto o terapeuta aplica a técnica do shiatsu. Após a formação, ele terá condições e capacidade de avaliar o paciente e, assim, direcionar o seu toque em canais de energia chamados Meridianos que são compostos por pontos, chamados Tsubos. O shiatsu é aplicado através da pressão com os dedos, mãos, braços, cotovelos e até mesmo os pés, a fim de acessar relações com órgãos, músculos e sistemas, como o sistema circulatório, linfático, endócrino, imunológico, digestório e inclusive o sistema nervoso, com a intenção de aliviar dores, sanar desequilíbrios, recuperar a energia, a disposição e a vitalidade.
Shiatsu é uma palavra japonesa, onde Shi significa “dedos” e Atsu, “pressão”, podendo ser traduzido como pressão com os dedos ou contato com os dedos, apesar da sessão de shiatsu ser composta de variadas pressões e estímulos, podendo utilizar os dedos, as mãos, os antebraços, os cotovelos, os joelhos, os pés e ainda alguns tipos de massageadores de madeira que se adequam muito bem a determinadas regiões.
Não utilizamos somente pressão, mas estímulos distintos são muito adequados, tais como fricção, amassamento, vibração, pinçamento, deslocamento, alongamento, rotação, percussão, deslizamento com creme ou óleo em determinadas áreas. Enfim, há todo um universo de toques possíveis para uma melhor aplicação da técnica.
Como é comum em países vizinhos, houve períodos amistosos na relação entre Japão e China e períodos de guerra e invasões, destacamos o ocorrido no século XIII, em que o exército mongol de Gengis Khan, dirigido por seu neto Kublai Khan, fez tentativas sem sucesso de invasão ao Japão. Já no século XVI, o Japão, através dos exércitos de samurais de Hydeyoshi tentou, também sem sucesso, invadir a China.
Mas antes disso, durante a Dinastia Tang da China, nos anos 618 a 907, os chineses e japoneses tiveram um período de calmaria e compartilharam valiosas informações em diversos âmbitos: o confucionismo, o budismo, o cultivo do arroz, as artes, a escrita (o kanji, advém de ideogramas chineses que os japoneses adotaram e adaptaram com sons diferentes) assim também, a medicina chinesa influenciou muito o Japão. A partir de uma técnica terapêutica chamada Tao Inn, foi desenvolvida uma espécie de massagem chamada Anma e, através dela associada aos meridianos da acupuntura, os japoneses desenvolveram o shiatsu. Portanto, o shiatsu é uma terapia japonesa com origem chinesa, sendo desenvolvida no Japão, no período do imperador Meiji, que durou entre 1867 a 1912. É uma técnica terapêutica mais recente baseada em conceitos milenares da medicina chinesa.
O ki no Oriente, é um conceito de energia que permeia todas as coisas, traduzimos para o Ocidente como “energia vital” ou “energia de vida”. O ki é composto por vários fatores, como a respiração, o sangue, o alimento, o pensamento. No shiatsu, o ki é a energia que flui pelos meridianos e podemos acessá-la através dos tsubos, pontos que compõe os meridianos. A doença é o desequilíbrio do ki, no conceito da medicina oriental.
São 12 meridianos principais:
Retomando os dois Meridianos Extras:
Todo o material didático já está incluso no valor do curso.
Este curso não possui pré-requisitos. É um curso aberto a todas as pessoas da área de saúde que desejam fazer uso desta técnica terapêutica com abordagem profissional, mas também é aberto a todos que não são da área de saúde e que tem a intenção de usar em si mesmo, na família e amigos (com freqüência, alguns deles se tornam excelentes profissionais), e também para aqueles que já exercem uma profissão, mas simpatizam com a massagem e a terapia corporal e buscam uma nova fonte de renda financeira e realização como terapeuta.
O curso de shiatsu não possui pré-requisitos.
O curso é ministrado por Paula Guimarães, terapeuta corporal, instrutora de shiatsu e terapias orientais. Formada em 1986, pelo Okido International Institute, em Mishima – Japão. Neste curso a prof. Paula transmite seus preciosos conhecimentos adquiridos em seus estudos no Oriente, juntamente com sua valiosa experiência clínica.
Shiatsu Intensivo
Shiatsu Extensivo – aos sábados:
Shiatsu Intensivo:
Shiatsu Extensivo – aos sábados: