A Terapia Onnetsu é uma medicina complementar e não visa substituir o tratamento médico.
A Onnetsu Terapia consiste em aplicar o calor e as ondas do infravermelho longo emitido pelo Onnetsuki em regiões com dores, inflamações e desequilíbrios orgânicos. A aplicação na coluna vertebral tem efeito de regular as funções do Sistema Nervoso Autônomo e fortalecer a imunidade.
O Onnetsuki é um aparelho que foi desenvolvido pela Dra. Tomeko Mistui, no Japão, possui uma cerâmica composta por 150 tipos de minerais e ervas, que quando aquecida, emite o infravermelho longo. Ao longo destes anos a equipe do Mitsui Onnetsu tem se aprofundado em estudos científicos e pesquisas, juntamente com equipes médicas e hospitais, dispondo de tecnologias avançadas para um melhor resultado desta terapia.
Ao aquecer o corpo melhoramos a nossa saúde, prevenindo-nos de doenças, ainda assim, o tratamento é altamente eficaz a sintomas já existentes. Com a aplicação do raio infravermelho longo junto com calor, ativamos a produção de glóbulos brancos que compõe o nosso sistema imunológico.
O sol emite um espectro de ondas eletromagnéticas, entre elas os raios ultravioletas, as micro ondas, o raio X que podem ser nocivos ao ser humano, porém emite também raios benéficos aos seres vivos como o infravermelho que é a parte anterior ao vermelho visível do raio solar, estas ondas vão de 0 a 1000 microns. O infravermelho longo tem um comprimento de onda específico entre 4 a 20 microns. O raio emitido pelo aparelho Onnetsuki se encontra num comprimento de onda entre 8 a 12 microns, que é muito benéfico à saúde do ser humano – conhecido como a “luz da vida”.
Portanto o infravermelho longo é uma parte benéfica do raio solar com um comprimento de onda específico e similar ao do corpo humano saudável, pois 50% da energia que nosso corpo produz é infravermelho longo, é a energia de vida produzida por nós mesmos, e o infravermelho longo emitido pelo Onnetsuki está em sintonia com essa energia sendo muito benéfico para saúde.
Paula Guimarães aplica a Terapia do Infravermelho Longo em seus alunos e pacientes para obter mais eficácia em seus tratamentos, desde 1996, quando estudou com a Dra. Mitsui, em Nova York, a criadora deste aparelho e desta terapia no Japão.
Em 2018, Paula foi duas vezes ao Japão para se especializar e se formar como instrutora desta técnica na Clínica e Escola Mitsui Onnetsu, em Tokyo, e a partir de 2019, além do aprofundamento e mais experiência adquirida em sua especialização, ela oferece um novo curso focado no tratamento com o infravermelho longo para os alunos do Okido. “Recentemente aprofundei meus estudos no Japão aperfeiçoei a forma como utilizo esta terapia em meus atendimentos que se tornaram mais eficientes; em mim mesma posso dizer que me sinto com mais disposição, ânimo e energia para viver a vida, o infravermelho longo nos traz vida”, relata Paula.
A Onnetsu Terapia, como é conhecida no Japão, regula nossos neurotransmissores favorecendo o bem estar, o ânimo, a alegria, a disposição e, ao mesmo tempo, propicia calma, tranquilidade e relaxamento. Por exemplo, quando dormimos o sistema nervoso parassimpático fica mais ativo e ao acordarmos o sistema nervoso simpático se torna o mais ativo, algumas pessoas tem dificuldade de dormir na hora de dormir e de acordar na hora de despertar, parece simples, mas é um desequilíbrio na função de ativação do sistema nervoso parassimpático ao dormir e impulso do sistema nervoso simpático ao acordar. Através da aplicação da Onnetsu Terapia estas alternâncias do sistema nervoso autônomo ficam mais equilibradas, tornando mais fácil o relaxamento e o sono profundo, como também acordar com mais disposição e vitalidade.
A Terapia Onnetsu é uma medicina complementar e não visa substituir o tratamento médico.